tamanho fonte 12fonte 14fonte 16
Sicredi tem alto índice de recomendação junto a seus associados
Sicredi tem alto índice de recomendação junto a seus associadosO Sicredi tem um Net Promoter Score (NPS) elevado entre seus associados. Cerca de 62% deles recomendariam os produtos e serviços da cooperativa aos amigos e familiares. Este é o resultado consolidado da Pesquisa de Satisfação NPS, que resultou em um NPS geral de 54% para a instituição. Os dados foram coletados com mais de 116 mil associados, entre os anos de 2011 e 2012. O levantamento continuará sendo realizado até 2015, pois faz parte do planejamento estratégico 2011-2015 do Sicredi.

Satisfação - O objetivo da iniciativa é medir a satisfação dos associados com uma metodologia simples desenvolvida pela Bain & Company. A partir das respostas à pergunta "Você recomendaria o Sicredi a um amigo ou colega?”, classificam-se os associados numa escala de zero a dez. Os promotores são aqueles que respondem nove ou dez, considerados fãs genuínos dos produtos. Neutros aqueles que respondem sete ou oito, e detratores, os que respondem seis ou menos.  Ao subtrair a porcentagem de “promotores" da porcentagem de “detratores", obtém-se a métrica denominada NPS.

Promotores - De acordo com Daniel Ferretti, superintendente de Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi, a metodologia tem relação direta com o crescimento das empresas. “As organizações com um NPS maior apresentam índices de crescimento superiores às demais. Portanto, o NPS se reflete em resultados, já que os associados considerados ‘promotores’, utilizam mais produtos, recomendam a empresa para mais pessoas e permanecem mais tempo como associados”, explica. Além de obter o NPS do Sicredi, a pesquisa também aborda outras questões, que verificam a percepção dos associados quanto a produtos, canais e atendimento da instituição.

Norte Pioneiro - Entre 2011 e 2012, a Sicredi Norte Sul PR/SP, cooperativa que atua na região do norte pioneiro do Paraná e sul de São Paulo, registrou um NPS de 62% e um excelente índice de 69% de promotores. Foram entrevistados 911 associados nas cidades de Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz, no Estado do Paraná; Chavantes, e Ourinhos no Estado de São Paulo.

Trabalho - Para o Presidente da Sicredi Norte Sul PR/SP, Paulo José Buso, este resultado é fruto do trabalho que a cooperativa vem desenvolvendo ao longo dos anos na região. Para Buso “o empenho dos colaboradores, produtos e serviços específicos para atender aos associados, e a participação das comunidades são fatores que promovem as diferenças neste modelo de instituição financeira cooperativa, na qual visa atender seus cooperados de maneira diferenciada”.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás ) - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi Norte Sul PR/SP em 29/01/2013
imprimir mais++ E-mail