Newsletter
Notícias

Em São Paulo é criada cooperativa social

06/07/2011

A economia solidária vem se apresentando com uma alternativa inovadora na geração de renda e Trabalho e o principal traz consigo a inclusão social. Pensando nisso a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária em São Paulo está no processo de criação de uma cooperativa social que gerará renda e trabalho para os pacientes da rede estadual de saúde mental.


O portal EasyCoop entrevistou um dos coordenadores desse projeto, Leonardo Pinho. Ele explica como está sendo o processo de criação da cooperativa e qual o objetivo dessa cooperativa. Confira.


Como surgiu a ideia da criação de uma cooperativa para as pessoas da área de saúde mental?


Temos a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária (www.saudeecosol.wordpress.com) onde reunimos mensalmente os projetos e empreendimentos geridos por usuários, técnicos e familiares. Nessas, reuniões o principal desafio apontado foi a questão da comercialização e da participação em editais e licitações. Nessa perspectiva, começamos a discussão de organizar uma Cooperativa Social (baseado nas experiências desse setor na Itália). Inclusive, realizamos um Encontro Internacional sobre Cooperativismo Social. Com apoio da UNISOL Brasil começamos o processo de organização de nossa cooperativa. Inclusive já definimos o nome Cooperativa Social 18 de Maio (dia nacional da luta antimanicomial).


Qual o objetivo dessa cooperativa?


Curto Prazo: Representação Institucional/ Participação de Editais, Licitações e Contratos/ Emissão de Notas Fiscais.


Médio Prazo: Desenvolvimento de atividades produtivas integradas/ Criação de produtos colaborativos entre projetos-empreendimentos.


Longo Prazo: Abertura de Novos Mercados e Estruturação de Cadeiras/Arranjos Produtivos.


Como está sendo as reuniões para a criação dessa cooperativa?



Fazemos reuniões mensais com todos os projetos e empreendimentos e reuniões quinzenais com uma comissão organizadora. Nela discutimos o Estatuto, a representação dos projetos e organizamos atividades coletivas de comercialização, como as feiras de saúde mental e ECOSOL. A última que realizamos juntou mais de 60 empreendimentos de 22 municípios do Estado de São Paulo.

Próximas reuniões:

Reuniões da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, segundo semestre


JULHO – 21/07 – AS 14H


A partir de agosto todas as reuniões da Rede serão na parte da manhã, devido a impossibilidade da utilziação do Auditório do CRP-SP na parte da tarde.


AGOSTO – 18/08 – das 09h às 13h
(auditório)


SETEMBRO – 15/09 – das 9 às 13h (auditório)


OUTUBRO – 20/10 – das 09h00 às 13h00 (auditório)


NOVEMBRO – 17/11 – das 9 às 13h (auditório)


DEZEMBRO – 15/12 – das 09h00 às 13h00 (auditório)


Local: Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 – Ao lado do Metrô Clínicas

Redação EasyCoop