Newsletter
Notícias

Coopercatarina promove encontros regionais sobre cooperativismo

28/10/2011

Dirigentes e técnicos das cooperativas filiadas à Coopercatarina estiveram reunidos na semana passada, dias 17 e 18 de outubro, para tratar da estruturação da rede de comercialização dos produtos da agricultura familiar.


O encontro contou com a presença do secretário de política agrícola da Contag Antoninho Rovaris, que fez o resgate das ações do movimento sindical na organização econômica da agricultura familiar. Conforme Rovaris a comercialização e a agroindustrialização são estratégia para a efetivação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), cujas orientações políticas são: reforma agrária, valorização da agricultura familiar, geração de renda e postos de trabalho no campo, estímulo às atividades não agropecuárias, políticas públicas sociais para o campo e desenvolvimento sustentável com gente no campo.


Com base nesses pressupostos, o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais conquistou, através do Grito da Terra Brasil, políticas públicas importantes para a implementação do PADRSS, entre elas o Pronaf, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa da Alimentação Escolar (PNAE) e o mais recentemente o Programa de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar, entre outros.


A questão é que necessário firmar parcerias para implementar satisfatoriamente essas políticas e também o PADRSS e, nesse sentido, a Contag trouxe a proposição de assinatura de um termo de cooperação com a União  Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), cuja estrutura é composta por 11 Unicafes estaduais  já constituídas e outras seis em processo de discussão, tendo por objetivo promover e buscar políticas e condições socioeconômicas favoráveis ao cooperativismo da agricultura familiar.


“As entidades não podem ser como azeite e água que não se misturam, têm que se ajudar”, mencionou um dos grupos de trabalho sobre a proposta de parceria entre a Unicafes, Contag, Fetaesc e a Coopercatarina.  Os integrantes dos grupos também sugeriram a criação de um fórum com a representação de cada organização para alinhas as possíveis ações de formação, captação de recursos, acesso ao mercado e de constituição de novas cooperativas. E Foi tirada uma agenda para aprofundar as discussões sobre o cooperativismo junto às bases. Serão dez encontros que acontecerão até dezembro em todas as regiões do estado.


AGENDA DE ENCONTROS MICRORREGIONAIS



03 e 04/11 VALE DO ARARANGUÁ e SOMBRIO

08 e 09/11 CARBONÍFERA e NOVA VENEZA

10 e 11/11 VALE TUBARÃO e BRAÇO DO NORTE

17 e 18/11 GRANDE FPOLIS NORTE e NOVA TRENTO

22 e 23/11 VALE DO RIO DO PEIXE e VIDEIRA

24 e 25/11 ASTRAMATE e ITAIÓPOLIS

29 e 30/11 BX VALE DO RIO DO PEIXE e JOAÇABA

01 E 02/12 MEIO OESTE e XAXIM

Imprensa Contag