Newsletter
Notícias

Pós-graduação em Gestão de Cooperativas inicia aulas

27/03/2012

Na manhã de hoje (23/03) 35 alunos oriundos da Emater-RS iniciaram as aulas do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, em convênio com a Emater-RS. As aulas são quinzenais e o curso terá uma carga horária de 370 horas. Recepcionados pelo diretor geral e coordenador de cursos, Derli Schmidt, diversas autoridades prestigiaram o início das aulas.


O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius, em seu pronunciamento saudou os pioneiros do nosso curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas. “Quero saudá-los pela determinação e a coragem, vocês que decidiram estar aqui na sala de aula, de quinze em quinze dias, na academia cooperativa, para aprofundar conhecimentos, ideias e experiências, pois a soma dessas experiências de vocês irá ajudar a Emater no seu trabalho final, que é o desenvolvimento rural do RS. E também contribuir para o cooperativismo do RS, pois todos os 35 alunos estão vinculados a alguma cooperativa”, enfatizou. Lembrou ainda que a academia vai cuidar do ensino e da pesquisa, para construir um mundo ainda melhor. “Vamos cuidar da gestão das cooperativas, e esse é o nosso foco, nosso objetivo”, garantiu Perius.


O professor Derli Schmidt lembrou que “esse curso é fruto de um protocolo de intenções entre o Sescoop/RS e a Emater-RS, que construíram em conjunto a iniciativa. Pretendemos e vamos corresponder a altura a expectativa da Emater. Precisamos aqui criar uma massa crítica, uma tropa de elite que conheça cada vez mais o cooperativismo, pois sabemos que o cooperativismo é uma parte da organização do campo no Rio Grande do Sul. Temos quatro eixos: doutrinário, do marco legal, da gestão e de mercado e planejamento. Um curso que mostra o crescimento do cooperativismo”, assegurou.


Já para o presidente da Emater/RS, Lino de David, “esse curso dá uma demonstração do compromisso e da responsabilidade que esse Estado tem com o cooperativismo. Cooperativismo não é só teoria, é prática. E para isso precisa de aprendizado, de conhecimento. Precisamos ter uma ideologia clara e precisamos apostar nesse processo. Esse curso é importante não só para a Emater, mas para o cooperativismo. Queremos que nossos técnicos tenham a capacidade de fazer a capacitação de outros profissionais dessa área, mas especialmente fazer a intervenção para o cooperativismo no dia-a-dia. Queremos ajudar efetivamente o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho”, disse.


Representando o governo do Estado, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, ex-deputado Ivar Pavan, saudou a iniciativa da Ocergs e da Emater em propor o curso. E salientou para os alunos ter a “convicção de que no trabalho de vocês está a esperança de milhares de agricultores gaúchos, que querem se viabilizar na sua atividade profissional, que é a agricultura, mas às vezes por falta de orientação são frustrados pela falta de gestão nas suas cooperativas. Essa iniciativa aqui vai acelerar o projeto de capacitação da gestão das cooperativas. Queremos criar uma massa crítica de um conjunto de pessoas que irão assessorar na gestão, no planejamento das cooperativas e o acesso ao mercado. Temos a convicção que o futuro da agricultura familiar passa pela cooperação. E pelo agricultor agregar valor a sua produção. E isso será viável através das cooperativas. Uma faculdade de cooperativismo vai ajudar a organizar isso”, destacou.


Adelar José Naressi, extensionista da Emater em São José do Inhacorá e associado de três cooperativas (Sicredi, Cotrimaio e Certhil), disse estar motivado para as aulas. “Tenho uma grande expectativa. Nosso trabalho é voltado para a agricultura familiar, principalmente de associados das cooperativas. Pretendo conquistar mais conhecimentos e troca de experiências para aplicar no dia-a-dia, para organizar nossos produtores em forma de cooperativas”, argumentou.


A pós-graduação tem como objetivo qualificar os profissionais da Emater para participarem ativamente com competência na gestão de empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativa. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, professor Vergilio Frederico Perius, participará do primeiro encontro. As aulas acontecerão na sede própria da Escoop, na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, em Porto Alegre.


Participaram também da mesa principal dos trabalhos, o vice-presidente da Fecoagro Álvaro Lima da Silva e Gervásio Plucinski, do Departamento Estadual do Cooperativismo.

Luiz Roberto de Oliveira Junior - Ocergs