Newsletter
Notícias

Criação de cooperativas é tema de livro

01/08/2012

No Ano Internacional das Cooperativas, a jornalista Mônica Dallari lança livro a respeito do tema com a intenção de esmiuçar para os leitores os aspectos sociais e jurídicos que envolvem a criação desse tipo de associação.


Intitulada Cooperativa, a obra explica como fundar uma organização nesses moldes e, ainda, informa a respeito da regulação brasileira sobre o assunto, além de ressaltar a importância de buscar patrocínio de empresas privadas para fortalecer a cooperativa.


Tudo isso dando como exemplo a Cooperativa dos Vendedores Autônomos do Parque do Ibirapuera (Coopvapi), fundada em 2000, a partir da iniciativa de vendedores irregulares que atuavam no local e se organizaram em forma de sociedade cooperativa para regularizar sua situação.


O livro ainda conta a história dos 115 vendedores que integram a Coopvapi. Entre eles está Selvino dos Santos, de 52 anos, que trabalha no Parque do Ibirapuera desde 1990. Graças ao trabalho da cooperativa, ele conseguiu entrar na faculdade e se formou advogado aos 43 anos.


Com prefácio de Paul Singer, especialista em economia solidária, e apresentação do senador Eduardo Suplicy, a obra Cooperativa será lançada oficialmente pela editora Campus/Elsevier no dia 04/08. O evento acontecerá no Museu de Arte Moderna de São Paulo, às 10h, e é aberto ao público.


COOPERATIVA


Autor: Mônica Dallari 
Editora: Campus/Elsevier 
168 páginas


LANÇAMENTO


Data: 04/08
Horário: 10h
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Rua Maestro Cardim, nº1106, Bela Vista - São Paulo/SP

Débora Spitzcovsky, do Portal Planeta Sustentável