Newsletter
Notícias

Cooperativistas discutem produção de leite no Brasil

14/09/2012

Teve início dia 11/9), em Uberlândia (MG), a 12ª edição do Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite – o Interleite, com patrocínios dos Sistemas OCB e Ocemg e da cooperativa Itambé. Tendo como público-alvo produtores de leite, técnicos e consultores, dirigentes laticinistas, além de membros do governo e pesquisadores, o evento tem como objetivo discutir o mercado e as tendências para o leite no Brasil, trazendo este ano temas como fronteira tecnológica, competitividade e gestão, entre outros. Representando o Sistema OCB na abertura esteve o coordenador da Câmara de Leite OCB/CBCL, Vicente Nogueira.


Tradicionalmente, o Sistema OCB aproveita a realização do Interleite para reunir lideranças cooperativistas do setor e debater assuntos de interesse do ramo. Assim, foi realizada mais uma reunião da Câmara de Leite OCB/CBCL, contando com a participação de representantes de mais de 20 cooperativas dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


De acordo com o analista de Ramos e Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gustavo Beduschi, que assessorou a reunião, o principal assunto discutido pelos participantes foi o projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO) de criação da Rede de Abastecimento das cooperativas de leite. “Hoje no Brasil existem mais de 2 mil casas agropecuárias espalhadas por todo o país. Destas, boa parte está com as cooperativas, e a criação de um sistema que integre todas elas é mais do que oportuna”, ressaltou.


Segundo o analista, trata-se de uma proposta interligada com os objetivos da OCB. “O projeto da Rede de Abastecimento já está num estágio de análise adiantado, corroborando com nossas intenções de promover a reestruturação das cooperativas brasileiras de leite”, afirmou Beduschi.


O analista da OCB ressalta, ainda, que esta é uma tendência que vem sendo adotada pelo Sistema como um todo. Segundo Beduschi, ações parecidas estão sendo projetadas, também, no ramo transporte.

OCB/Sescoop