No dia 4 de novembro, o Centro Nacional de Convenções do Catar, será sede da Segunda Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social e, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizará a cerimônia de encerramento do Ano Internacional das Cooperativas (IYC2025).
A primeira Cúpula Social Mundial ocorreu em 1995 em Copenhague, na Dinamarca, que colocou o desenvolvimento social e a solidariedade no cerne da agenda internacional. Em Doha, a ACI se baseará nesse legado, mostrando o movimento cooperativo como uma força motriz do novo contrato social global.
A cerimônia reunirá chefes de Estado, representantes da ONU, líderes cooperativos e mútuos, governos e parceiros internacionais para celebrar as conquistas do IYC2025 e para traçar um roteiro ousado nos anos que se avizinham.
“As cooperativas demonstraram seu poder de construir economias e sociedades mais justas e resilientes. O recente projecto de Declaração Política de Doha e o relatório do Secretário-Geral reconhecem, ambos, esta contribuição única. Ao encerrarmos a IYC2025 em Doha, olhamos para frente com energia renovada para expandir a pegada cooperativa como um acelerador fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU,” disse o Presidente do ACI Ariel Guarco.
Durante a cerimônia oficial de encerramento do IYC2025, as entidades da ONU entregarão mensagens de parceria e solidariedade. Na oportunidade, o ICA lançará três iniciativas emblemáticas:
-
O The Estratégia Global da ACI 2026–2030, estabelece prioridades para a próxima década de ação cooperativa.
-
A edição especial do Monitor Cooperativo Mundial dedicado ao IYC2025, destacando o impacto global do movimento.
-
Manifesto CM50 e Plano de Compromisso Global, intitulado Um Contrato para uma Nova Economia Global.
Reconhecimento global das cooperativas
O evento adotará o Declaração Política de Doha da Cúpula Social Mundial ,no qual os Estados-Membros da ONU reconhecem explicitamente o papel das cooperativas como lideranças da economia social e solidária através da promoção do empreendedorismo, da criação de trabalho decente e da promoção da inclusão social. A Declaração destaca as cooperativas como atores-chave na erradicação da pobreza e na catalisação da transformação social, reafirmando seu lugar no cerne das estratégias de desenvolvimento sustentável.
Isso se baseia no Relatório de 2025 do Secretário-Geral da ONU publicado em agosto sobre cooperativas em desenvolvimento social, que sublinhou a importância das cooperativas no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pediu aos governos que fortaleçam os ambientes capacitadores para seu crescimento. Juntos, esses marcos reforçam o consenso global de que as cooperativas são parceiros indispensáveis na construção de sociedades mais justas, democráticas e sustentáveis.
Celebrando conquistas e lançando novos compromissos
A cerimônia intitulada “Cooperatives Build a Better World: Supporting the ODSs and the Outcomes of the World Social Summit” será aberta com declarações e discursos principais de líderes mundiais, dando o tom de um dia dedicado a justiça social, trabalho decente e desenvolvimento sustentável por meio de ações cooperativas.O.
O programa contará com a mesa redonda mostrando setores cooperativos em ação, com contribuições de líderes em agricultura, finanças, habitação, saúde, seguros, pesca, cooperativas de consumo e de trabalhadores. Essa troca demonstrará a amplitude da contribuição do modelo cooperativista para inovação, resiliência, e crescimento inclusivo.
Um destaque do evento, e talvez o resultado mais tangível e duradouro do IYC2025, será a apresentação do Contrato “para uma Nova Economia Global” por por CM50 – o Círculo de Liderança Cooperativas e Mútuas.O. Este ramo empreendedor do ICA une 50 líderes de algumas das mais influentes empresas cooperativas e mútuas do mundo. Em Doha, um roteiro ousado vai ser lançado pelo CM50 para ampliar a participação de mercado e o impacto global do modelo cooperativo ,radicada na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e além. O Contrato é o compromisso de ação e parceria, mostrando aos governos, agências multilaterais e academia que outra economia – mais resiliente, inclusiva e sustentável – não é apenas possível, mas já está operando em escala.
Os eventos de Doha, incluindo o lançamento oficial do CM50, seu manifesto e plano de compromisso em 3 de novembro e o Cerimônia de Encerramento do IYC2025 no dia 4 de novembro, não só celebrará as conquistas do Ano Internacional das Cooperativas como define uma visão para o papel das cooperativas e mútuas na formação de uma nova economia.O.
A Cerimônia de Encerramento do IYC2025 será transmitido ao vivo pela Web TV da ONU (link ainda não disponível), permitindo que o público global acompanhe os procedimentos online. As organizações credenciadas para o Cúpula Social Mundial (4–6 de novembro, Doha) também poderão participar pessoalmente. A reunião do CM50 acontecerá no dia 3 de novembro no Hilton Doha, com o programa completo e materiais a serem publicados em breve.