Newsletter
Notícias

Sistema OCB/GO leva cooperativas do ramo agro à Índia, maior produtor mundial de leite

06/10/2025

Com foco em consolidar negócios internacionais, dirigentes de dez cooperativas do ramo agropecuário, associadas ao Sistema OCB/GO, participam de uma Missão Internacional à Índia, que começou no último sábado (4/10) e segue até o próximo dia 12 de outubro.

Também compõem a comitiva o gerente de Operações do SESCOOP/GO, Ernane Marques, o gerente-geral da OCB/GO, Victor Rios, e a coordenadora de Comunicação da OCB/GO, Lídia Borges. No primeiro dia da viagem, os participantes foram recebidos pelo embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Haczynski da Nóbrega, em sua residência oficial, na cidade de Nova Délhi. O encontro teve objetivo de fortalecer os objetivos comerciais do cooperativismo de Goiás com os indianos.

Intercâmbio

É a segunda missão ao país asiático promovida pela Casa do Cooperativismo Goiano às coops do agro. Em fevereiro deste ano, os participantes conheceram várias áres de atuação do cooperativismo indiano. Dessa vez, o intercâmbio de conhecimento será voltado às cooperativas produtoras de leite. “Será novamente um verdadeiro benchmarking no modelo cooperativista indiano. Nosso objetivo é levar tecnologias e ideias para melhorar as coops goianas. O cooperativismo goiano vai ganhar muito com essa nova missão”, disse o diretor da Central Rede, Bruno Ribeiro.

Para Astrogildo Gomes, cooperado da Coapil e também coordenador do Conselho de Administração da OCB/GO, a expectativa é muito alta em conhecer a maior cooperativa de leite do mundo, a Anand Milk Union Limited (Amul), que tem captação de cerca de 35 milhões de litros de leite ao dia. “Queremos e vamos levar resultados para os nossos cooperados que atuam no setor“, avaliou.

Revolução Branca

Criada em 1946, a Amul é um exemplo de resultado da chamada Revolução Branca, que transformou a Índia no maior produtor mundial de leite. A cooperativa reúne milhões de pequenos produtores e garante acesso ao mercado, melhores condições de renda e inclusão socioeconômica. Ela atua em toda a cadeia produtiva: coleta, industrialização e comercialização de derivados e oferece ampla gama de produtos: manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes e leite em pó. Além disso, é referência em qualidade e inovação no setor de laticínios e símbolo de empoderamento rural e eficiência cooperativa.

Cronograma

Na programação, a comitiva também irá visitar a organização representativa do movimento cooperativista indiano, National Cooperative Union of India, a instituição representativa do setor leiteiro no país indiano, National Dairy Development Board , uma das maiores cooperativas do mundo e a maior organização de fertilizantes da Índia, a Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited, a subsidiária integral do Governo da Índia, vinculada ao Ministério da Pesca, Pecuária e Laticínios, Anand Agricultural University, a Universidade pública estadual, Centre for Advancing & Launching Enterprises, um centro de incubação ligado ao Entrepreneurship Development Institute of India e o National Bank for Agriculture and Rural Development, agência de desenvolvimento rural da Índia.

“Serão encontros muito produtivos porque teremos trocas de informações e conhecimentos, temos muito a aprender com a cultura e a tecnologia indianas”, revelou Sergio Penido, presidente da Complem.

 

Sistema OCB/GO

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.