Newsletter
Notícias

Missão em Londres fortalece ESG nas cooperativas mineiras

25/11/2025

A jornada do cooperativismo mineiro em busca de excelência para fortalecer suas lideranças e se posicionar diante dos desafios globais ganhou um capítulo marcante entre os dias 15 e 22 de novembro, na London Business School. Um grupo de dirigentes e executivos de cooperativas participou da Missão Técnica “Estratégias de ESG para Lideranças Sustentáveis”, realizada pelo Sistema Ocemg em parceria com a renomada escola de negócios britânica.

A etapa de Londres integra a Trilha de Educação Internacional de Alta Performance, voltada ao desenvolvimento contínuo de lideranças do setor, e vem na sequência de um percurso internacional que já passou por instituições como a Universidade Católica de Lisboa (Portugal), University of St. Gallen (Suíça), Trinity College Dublin (Irlanda) e Kaospilot (Dinamarca).

“O que está sendo construído nessas missões é uma jornada de transformação para além da sala de aula”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Estamos preparando nossas lideranças para um mundo mais exigente, onde não basta ter bons resultados, é preciso ter clareza de propósito e responsabilidade com o todo”.

Em Londres, os cooperativistas mineiros tiveram 28 horas-aula sobre temas como macroeconomia, geopolítica, governança, sustentabilidade e estratégias para integrar propósito e desempenho. Os conteúdos foram conduzidos com metodologia presencial e imersiva por especialistas internacionais, entre eles os professores Elizabeth Stephens, Alex Edmans, Ioannis Ioannou e a executiva Galya Molinas, que compartilharam experiências práticas e cases globais de impacto.

 

Formação contínua

Uma das participantes da missão, a presidente do Sicoob Credicenm, Carla Maria Gonçalves Corrêa, destacou o aprendizado sobre liderança com propósito e capacidade de adaptação diante de um mundo em constante transformação.

Sobre a experiência vivida em Londres, Carla afirma que o curso expandiu percepções, fortaleceu convicções e trouxe novas camadas de responsabilidade, especialmente no que diz respeito ao papel estratégico da liderança cooperativista. “Sustentabilidade não é projeto, é mentalidade. Liderar é criar capacidade nas pessoas, fortalecer a resiliência e manter o foco no propósito. Volto mais consciente do nosso papel em construir organizações que transformam e resistem.”

Já para o vice-presidente da Coopatos, Gilberto da Cunha, a missão técnica em Londres foi uma oportunidade de reforçar conhecimentos sobre a agenda ESG, compartilhar práticas com outras lideranças e refletir sobre o futuro sustentável do cooperativismo em todas as suas dimensões: econômica, social e ambiental.

“A sustentabilidade sempre esteve no DNA das cooperativas, mas aprofundar o conceito fortalece nossa responsabilidade. Ser sustentável exige excelência na gestão, foco em pessoas e decisões baseadas em propósito, não em urgências. Só assim teremos negócios mais perenes e capazes de transformar realidades”, concluiu.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.