Vietnã: Resiliência para cooperativas
25/11/2025
Ao adotarem proativamente a tecnologia e considerarem a transformação digital (TD) como uma ferramenta fundamental, as cooperativas de Ca Mau estão se adaptando bem ao aproveitamento do poder da tecnologia digital para melhorar a eficiência operacional e a competitividade.
- Melhorar a capacidade operacional das cooperativas
- Desenvolvimento de produtos OCOP: um avanço para as cooperativas
- Promover a transformação digital associada à integração da cadeia de valor em cooperativas.
Digitalização das atividades cooperativas
O processo de digitalização nas cooperativas de Ca Mau está em pleno andamento. Atualmente, cerca de 30% das cooperativas utilizam softwares eletrônicos de contabilidade, gestão de membros ou gestão da produção; 100% das cooperativas aquícolas, agrícolas e comerciais adotaram faturas eletrônicas; 30% das cooperativas utilizam assinaturas digitais e armazenam registros digitais; 25% das cooperativas realizam pagamentos aos membros por meio de transferência bancária.
Muitas cooperativas registram proativamente códigos QR para seus produtos, utilizam ativamente as redes sociais para promovê-los e encontrar parceiros, como a Cooperativa de Sal Ca Mau e a Cooperativa Dam Doi Ba Khia. Com a formação e o desenvolvimento do comércio eletrônico, os principais produtos das cooperativas, especialmente os produtos OCOP, são apresentados e amplamente vendidos em plataformas como Postmart.vn, Voso.vn, Shopee e Lazada, além dos sites e páginas de fãs das próprias cooperativas.
Na produção agrícola , Ca Mau está gradualmente construindo um modelo de cooperativas de "transformação digital" associado à agricultura verde. Exemplos típicos incluem a Cooperativa Agrícola Geral de Ba Dinh (comuna de Vinh Loc), a Cooperativa Agrícola de Vinh Cuong (comuna de Vinh My) e a Cooperativa de Truc Thuong (comuna de Dam Doi), pioneiras na aplicação de diários eletrônicos, sistemas de rastreabilidade e contratos de consumo online. Esses modelos comprovam a eficácia prática da transformação digital em cooperativas agrícolas.
Um exemplo típico é a Cooperativa Agrícola de Ba Dinh. Com 284 membros e 724,6 hectares de produção de arroz e camarão, a Cooperativa se esforça constantemente para atender às necessidades de seus membros, estabilizar a produção, reduzir custos, melhorar os padrões de vida e construir uma comunidade econômica coletiva sustentável.
O Sr. Nong Van Thach, Presidente do Conselho de Administração e Diretor da Cooperativa Agrícola Geral de Ba Dinh, compartilhou: “Na era digital, a Cooperativa aprimorou a qualidade e a embalagem de seus produtos, registrando certificações de prestígio; os produtos de arroz e camarão de Ba Dinh atendem aos padrões OCOP e receberam o prêmio Mai An Tiem em 2024. A Cooperativa também construiu uma área de cultivo de camarão-tigre-preto de 400 hectares, seguindo os padrões ASC para exportação, e coordenou com o Instituto de Arroz do Delta do Mekong para testar o modelo de produção orgânica de arroz e camarão”.
Um passo em frente na ligação da cadeia de valor
A zona econômica da província está passando por uma clara transformação, consolidando gradualmente seu papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico. Esse desenvolvimento se evidencia pelo aumento constante no número de cooperativas na região ao longo dos anos, com a formação e operação eficaz de muitos novos modelos. Atualmente, toda a província conta com quase 500 cooperativas, totalizando cerca de 1.500 grupos cooperativos, principalmente nos setores de agricultura e aquicultura. Muitas unidades expandiram sua escala de produção, gerando empregos estáveis ??para mais de 12.000 trabalhadores, com uma renda média de 50 milhões de VND por pessoa por ano, contribuindo para a redução sustentável da pobreza e para o desenvolvimento rural.
A integração da cadeia de valor é um ponto forte do setor KTTT. Graças ao apoio das cooperativas e ao programa de conexão da União Cooperativa Provincial, os vínculos internos entre as cooperativas estão cada vez mais fortalecidos, com mais de 100 cooperativas apoiando-se mutuamente no fornecimento de insumos, transporte e compartilhamento de informações de mercado, criando uma comunidade forte. Mais importante ainda, os vínculos na produção e no consumo de produtos foram significativamente expandidos: 260 cooperativas assinaram contratos para o fornecimento de mais de 100 tipos de insumos para a produção agrícola; outras 215 cooperativas assinaram contratos para o consumo de produtos agrícolas (arroz, camarão, hortaliças, enguia, etc.) com parceiros dentro e fora da província.
No setor agrícola, o modelo de vínculo tripartite: empresa - cooperativa - produtor rural está cada vez mais popular. Ao mesmo tempo, promove-se o papel das cooperativas na construção de marcas e na participação no programa OCOP, como demonstra o fato de 129 produtos de 53 cooperativas terem sido reconhecidos por atenderem aos padrões OCOP de 3 a 4 estrelas. A província também possui mais de 50 outros produtos com potencial para reconhecimento de padrões de qualidade, com códigos QR para rastreabilidade, embalagens e rótulos claros, prontos para solicitar o reconhecimento OCOP em breve.
Em particular, a formação de modelos que interligam as áreas de produção de matérias-primas proporciona estabilidade a longo prazo: 20 cooperativas de aquicultura construíram com sucesso áreas de cultivo ecológico de camarão e áreas de cultivo integrado de camarão e arroz que atendem aos padrões de exportação; 50 cooperativas de arroz, frutas e hortaliças formaram áreas de produção de matérias-primas associadas ao processamento e consumo. Atualmente, 35 cooperativas assinaram contratos de consumo de longo prazo com 12 grandes empresas dentro e fora da província, garantindo a produção estável dos produtos agrícolas de Ca Mau.
Alavanca para promover o desenvolvimento do KTTT
Promover a transformação digital associada à integração da cadeia de valor é uma solução importante para ajudar a otimizar o valor do produto, expandir o mercado e se tornar uma alavanca importante para impulsionar o desenvolvimento forte e sustentável da zona econômica da província no novo período.
Com esse espírito, o Sr. Nguyen Van Vu, Presidente da União Cooperativa Provincial, afirmou: “A União Cooperativa fortalecerá ainda mais seu papel como ponte, apoiando as cooperativas na promoção da transformação digital, na expansão das cadeias de valor, na melhoria da eficiência operacional e na competitividade. Essa orientação se concretiza por meio de diversas ações, como: fortalecimento da consultoria e assessoria em políticas públicas; promoção da conscientização sobre a transformação digital e as cadeias de valor; desenvolvimento de infraestrutura digital e apoio integral à transformação digital para cooperativas; mobilização e conexão de recursos; treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e aprimoramento da capacidade do sistema da União Cooperativa Provincial”.
Em relação ao apoio à construção de modelos, de acordo com o Sr. Nguyen Van Vu, a União Cooperativa selecionará algumas cooperativas típicas em áreas-chave da província para construir modelos cooperativos piloto aplicando a transformação digital, replicando-os posteriormente em toda a província. Simultaneamente, apoiará as cooperativas na criação de áreas de matéria-prima, na assinatura de contratos com empresas de processamento e consumo de produtos; orientará a construção de uma cadeia de valor fechada, da produção ao processamento, da distribuição ao consumo, associada ao desenvolvimento de produtos OCOP (Organização, Cooperativa e de Produção). Além disso, coordenará estreitamente com empresas de tecnologia, bancos e empresas de telecomunicações para implantar soluções tecnológicas comuns para as cooperativas, incluindo: software de gestão de produção e negócios, manuais eletrônicos, plataformas de rastreabilidade e promoção de pagamentos sem dinheiro em espécie.
Fonte: https://baocamau.vn/suc-bat-cho-hop-tac-xa-a124170.html
Vietnan.vn