Newsletter
Notícias

Sicredi e Seduc avançam na formação de profissionais para levar educação financeira às escolas de MT

19/02/2026

A parceria entre o Sicredi e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) para implantação do Programa Finanças na Mochila ganha impulso com a preparação dos profissionais que vão colocar em prática a educação financeira nas escolas públicas do Estado a partir deste ano. Educadores e assessores pedagógicos da rede estadual passaram por formação on-line, com a base teórica, e presencial, em Cuiabá, com a participação de 90 profissionais de diferentes regiões de Mato Grosso. 

A iniciativa marca uma etapa importante para o planejamento pedagógico das escolas, ampliando o debate sobre organização financeira, consumo consciente e tomada de decisões entre os estudantes. Participaram da formação professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pedagogos e Profissionais de Apoio Pedagógico Especializado (Pape), além de assessores pedagógicos das cooperativas e colaboradores do Sicredi, formadores da Seduc, e representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação de Mato Grosso.  Eles serão multiplicadores da metodologia nas escolas, que pretende alcançar mais de 2,3 mil professores, distribuídos em cerca de 600 escolas e impactando aproximadamente 181 mil estudantes em todo o estado. 

A gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk, afirma que o “Finanças na Mochila” foi estruturado para apoiar os professores no trabalho da educação financeira em sala de aula, por meio de formação e acompanhamento contínuos, com o objetivo de contribuir para que crianças e estudantes alcancem uma vida financeira sustentável a partir da formação dos educadores, conectando o tema ao currículo escolar e considerando os diferentes contextos vivenciados nas escolas. 

O programa inclui assessoria pedagógica contínua, com o objetivo de apoiar os professores na aplicação do conteúdo no dia a dia e nas decisões em sala de aula. Contempla a entrega de materiais de apoio, como o kit do educador e a coleção de gibis temáticos da Turma da Mônica, que ajudam a aproximar a educação financeira da realidade dos estudantes. “Mato Grosso é pioneiro ao adotar essa metodologia de forma abrangente, e temos certeza de que essa iniciativa fará diferença não apenas nas escolas, mas também nas comunidades atendidas”, afirma Daniela. 

A educação financeira foi incluída na rede estadual desde 2020, como conteúdo complementar vinculado à disciplina de Matemática. Começou com a formação de professores, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e já recebeu investimentos superiores a R$ 12 milhões em capacitações e recursos pedagógicos. 

Segundo Gustavo Macedo, da Coordenadoria de Educação Integrada e Inovação da Seduc, a parceria com o Sicredi reforça o compromisso da rede estadual com a implementação da educação financeira como tema transversal. Ele destaca que a Seduc tem buscado estruturar esse trabalho a partir de uma matriz própria, construída com apoio do Ministério da Educação (MEC), do Banco Central e de outros estados, totalmente articulada ao currículo e ao sistema estruturado de ensino. Para ele, a parceria tem correspondido às expectativas da Seduc e a Fundação Sicredi tem contribuído com uma metodologia estruturada, alinhada à matriz adotada pela rede estadual, o que tem facilitado a implementação do tema.  

“Nossa expectativa é que a atuação dos nossos professores com esse tema seja fortalecida, que a educação financeira, enquanto tema transversal, seja articulada e sistematizada nas salas de aula, formando alunos mais autônomos e responsáveis, com impactos que vão além da escola e chegam ao dia a dia do estudante, das famílias e da comunidade, favorecendo uma formação integral, com mais responsabilidade e autonomia”, destaca Gustavo. 

 

O Programa  

Desenvolvido pela Fundação Sicredi, o programa Finanças na Mochila oferece uma metodologia que permite trabalhar a educação financeira de forma transversal, integrada às diferentes disciplinas e conectada ao cotidiano dos alunos. A proposta utiliza práticas ativas, jogos, materiais didáticos, atividades lúdicas e estratégias pedagógicas adaptáveis à realidade de cada escola. 

Para Keyla Copes, gerente de Investimento Social da Fundação Sicredi, a parceria com a Seduc vai levar a educação financeira às escolas por meio de um trabalho próximo e contínuo com os professores. Ela diza que o programa vai além da formação inicial e prevê acompanhamento pedagógico ao longo do processo, respeitando a realidade de cada escola. “A gente faz todo um processo de habilitação inicial dos professores, mas também tem a assessoria pedagógica, que é esse acompanhamento contínuo para apoiar nas tomadas de decisão dentro da sala de aula. Não é algo engessado: é entender o contexto, a realidade de cada escola, e contribuir com esse olhar para o ambiente escolar”, descreve. 

A partir da formação, os educadores serão capazes de  trabalhar temas como planejamento financeiro, consumo consciente, tomada de decisões e hábitos financeiros saudáveis em sala de aula. Foram apresentados caminhos para integrar esses conteúdos ao currículo escolar de forma prática e acessível. O planejamento pedagógico do programa segue alinhado à BNCC, ao programa federal Aprender Valor e às diretrizes da própria Seduc-MT. 

 

Assessoria de Imprensa Sicredi

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.